segunda-feira, 9 de março de 2009


Pablo Picasso

Robert Delaunay, Homenagem a Blériot, 1914

domingo, 8 de março de 2009

Para todas as mulheres...


Tem sempre presente que a pele se enruga, o cabelo embranquece,
os dias convertem-se em anos...

Mas o que é mais importante não muda;
A tua força e convicção não têm idade.
O teu espírito é como qualquer teia de aranha.

Atrás de cada linha de chegada, há uma de partida.
Atrás de cada conquista, vem um novo desafio.

Enquanto estiveres viva, sente-te viva.
Se sentes saudades do que fazias, volta a fazê-lo.
Não vivas de fotografias amarelecidas...
Continua, quando todos esperam que desistas.
Não deixes que enferruje o ferro que existe em ti.
Faz com que em vez de pena, te tenham respeito.
Quando não conseguires correr através dos anos,
Trota
Quando não consigas trotar, caminha.
Quando não consigas caminhar, usa uma bengala.
Mas nunca te detenhas!!!.

segunda-feira, 2 de março de 2009

domingo, 1 de março de 2009

A história da Belle Epoque...


A Belle Époque foi um período marcado por diversas transformações nos anos 20. Foi considerada a era de ouro da beleza e das novas invenções cativaram a população.
Uma das grandes mudanças foi na posição da mulher na sociedade, tendo esta se emancipado em ideias, estilos de vida, filosofias e modos de vestir.
Durante a primeira Guerra Mundial a mulher substituiu os homens em muitas actividades, ficando a ocupa-las definitivamente. Adoptaram outros hábitos de vida, acabaram com as velhas obrigações da mulher de terem que ficar em casa a cuidar da lide da casa e dos filhos, aparentado uma boa família com valores morais e tornaram-se independentes, começaram a frequentar escolas, salões, a fumar, a praticar desporto, a lutar por a igualdade social, política, cultural e económica entre os sexos tendo atitudes que seriam escandalosas no passado. Quanto aos hábitos de vestir, as mulheres deixaram de usar o espartilho e começaram a utilizar maquilhagem, a delinear as sobrancelhas e a pintar os lábios, passaram a usar saias curtas, decotes surgiram as cintas-ligas, as meias cor-de-pele, a saia-calça e os soutiens modernos, as cores passaram a ser fortes, vestidos decotados para realçar o busto, peles, plumas, bordados, flores e lantejoulas, as roupas passaram a ser mais simples e flexíveis. Os cabelos são cortados como um rapaz á “garçonne”. Nesta altura, uma mulher sensual era aquela que fosse magra, sem quais queres curvas e bronzeadas.
Nesta altura também aparece a imprensa e a rádio, alargando a instrução pública, a imprensa atingiu um grande número de leitores, a literatura popular também se expandiu, surgiram os romances cor-de-rosa muito conhecidos pelo público feminino, também surgiu a banda desenhada e os super-heróis. A rádio exerceu ainda mais influência no público, tornou-se o meio mais forte da difusão de informações e publicidade e também passava músicas do estilo do jazz, tango e músicas românticas.
A vida nocturna tornou-se mais emocionante para ambos os sexos com o aparecimento de cabarés animados ao som do jazz e danças agitadas como o foxtrot, o can-can e o charleston.
Surgiu a cultura de massas que se difundia através dos meios de comunicação, serviam de divertimento e satisfação do público. Surgiu também o cinema, a grande atracção do público, com os filmes mudos de Hollywood acompanhados por música.
A arte também teve grandes modificações, surgiu a Art Nouveau que em vez de se basear nos sólidos da arte clássica, baseava-se em pessoas e animais, nas curvas. Surgiram movimentos como o expressionismo, dadaísmo, cubismo, abstraccionismo, surrealismo e futurismo…
A Belle Époque foi considerada a era de ouro da beleza que teve como consequências grandes transformações notórias nos dias de hoje.