domingo, 1 de março de 2009

A história da Belle Epoque...


A Belle Époque foi um período marcado por diversas transformações nos anos 20. Foi considerada a era de ouro da beleza e das novas invenções cativaram a população.
Uma das grandes mudanças foi na posição da mulher na sociedade, tendo esta se emancipado em ideias, estilos de vida, filosofias e modos de vestir.
Durante a primeira Guerra Mundial a mulher substituiu os homens em muitas actividades, ficando a ocupa-las definitivamente. Adoptaram outros hábitos de vida, acabaram com as velhas obrigações da mulher de terem que ficar em casa a cuidar da lide da casa e dos filhos, aparentado uma boa família com valores morais e tornaram-se independentes, começaram a frequentar escolas, salões, a fumar, a praticar desporto, a lutar por a igualdade social, política, cultural e económica entre os sexos tendo atitudes que seriam escandalosas no passado. Quanto aos hábitos de vestir, as mulheres deixaram de usar o espartilho e começaram a utilizar maquilhagem, a delinear as sobrancelhas e a pintar os lábios, passaram a usar saias curtas, decotes surgiram as cintas-ligas, as meias cor-de-pele, a saia-calça e os soutiens modernos, as cores passaram a ser fortes, vestidos decotados para realçar o busto, peles, plumas, bordados, flores e lantejoulas, as roupas passaram a ser mais simples e flexíveis. Os cabelos são cortados como um rapaz á “garçonne”. Nesta altura, uma mulher sensual era aquela que fosse magra, sem quais queres curvas e bronzeadas.
Nesta altura também aparece a imprensa e a rádio, alargando a instrução pública, a imprensa atingiu um grande número de leitores, a literatura popular também se expandiu, surgiram os romances cor-de-rosa muito conhecidos pelo público feminino, também surgiu a banda desenhada e os super-heróis. A rádio exerceu ainda mais influência no público, tornou-se o meio mais forte da difusão de informações e publicidade e também passava músicas do estilo do jazz, tango e músicas românticas.
A vida nocturna tornou-se mais emocionante para ambos os sexos com o aparecimento de cabarés animados ao som do jazz e danças agitadas como o foxtrot, o can-can e o charleston.
Surgiu a cultura de massas que se difundia através dos meios de comunicação, serviam de divertimento e satisfação do público. Surgiu também o cinema, a grande atracção do público, com os filmes mudos de Hollywood acompanhados por música.
A arte também teve grandes modificações, surgiu a Art Nouveau que em vez de se basear nos sólidos da arte clássica, baseava-se em pessoas e animais, nas curvas. Surgiram movimentos como o expressionismo, dadaísmo, cubismo, abstraccionismo, surrealismo e futurismo…
A Belle Époque foi considerada a era de ouro da beleza que teve como consequências grandes transformações notórias nos dias de hoje.

3 comentários:

  1. Está bem estruturado mas para a próxima façam duas coisinhas: guardem a página para não precisarem de Internet para a apresentar: se tiverem o Internet Explorer 7 primam "alt" depois, ficheiro, imprimir, imprimir para documento e guardem. A outra coisinha é justificarem o texto para se perceber melhor e não ficar tudo desalinhado! em termos de conteúdo penso que está bastante complecto!!

    ResponderEliminar
  2. Blog interessante, revelador de muita pesquisa, dinamismo e paixão.
    Na minha perspectiva, dá ao leitor uma visão geral de uma época de grande convulsões sociais, culturais e até económicas. Pelo trabalho infromático e consistencia no conteúdo expresso neste blog, a serem minhas estudantes seriam cotadas sem dúvida num percentual de 100.
    Continuem....felicidades

    ResponderEliminar
  3. Hoje, dia internacional da mulher, falar no feminino e do feminino, encontra uma maior força e expressividade.

    A todas as mulheres, que nos anos vinte, iniciaram um trajecto rumo à liberdade... este blogue serve de homenagem...

    Parabéns às suas autoras, que embora jovens, tão bem souberam retratar a loucura e a importância desta época. Continuem a utilizar as tecnologias, ao serviço da criatividade e da divulgação do conhecimento.

    ResponderEliminar